Conheça a Informant          RSS
29
May 14

16 extensões para Chrome que todo programador precisa conhecer

Keyboard

Todo bom programador conhece – e tem disponível para si – uma grande variedade de ferramentas que o ajudam a construir softwares melhores, mais rápidos e confiáveis. Com todo o avanço da tecnologia, atualmente não é mais necessário confiar apenas numa página de texto em branco para que seu código atenda todas as demandas dos usuários.

Da mesma forma, os próprios browsers evoluíram para que as aplicações ficassem melhores. Neste sentido, não precisamos considerar apenas os avanços nos motores de renderização, mas principalmente nas possibilidades criadas pela inclusão de extensões – tanto no Google Chrome quanto no Mozilla Firefox.

Neste contexto, criamos uma lista com 16 extensões que todo programador precisa conhecer para levar seu código para o próximo nível de qualidade. Confira:

Programadores front-end

JSON View: extensão que serve para organizar qualquer arquivo JSON, deixando-o legível e mais fácil de trabalhar. É terrível abrir esse tipo de documento e dar de cara com milhares de caracteres sem indentação, não é? Essa extensão resolve!

W3C Validator: validar um código HTML ou CSS de acordo com as normas W3C ficou muito mais fácil com essa extensão. Basta entrar no site, clicar no botão e pronto.

jQuery API Browser: a maneira mais rápida de encontrar a documentação de qualquer API jQuery. Abra a caixa de busca, digite o nome do método e toda a documentação será carregada.

Frameworks: a extensão para descobrir quais frameworks o site que você está navegando utiliza.

Programadores mobile

Window Resizer: a extensão Window Resizer faz o que o nome promete, redimensiona a tela do navegador para testar como o site se comporta em resoluções diferentes. Uma mão na roda para quem se preocupa com design responsivo!

Ripple: Ripple é um emulador completo. Através dele é possível mudar simular perfeitamente como um smarphone reagiria ao seu código, incluindo a orientação da tela e até o acelerômetro.

Para usar com Github

Octofication: Após sincronizado com sua conta do GitHub, permite receber notificações dos repositórios que você acompanha.

Diff for Gist: é uma extensão que exibe as diferenças entre cada revisão do código, simplificando a manutenção e o acompanhamento, principalmente em trabalhos em grupos.

Webdesign

ColorZilla: ColorZilla é um “conta-gotas” instalado diretamente no seu Chrome que apresenta o código de qualquer cor, clicando sobre ela.

WhatFont: O WhatFont tem um funcionando muito parecido ao ColorZilla, mas para fontes. Selecione um trecho, aponte o WhatFont e descubra qual fonte está sendo utilizada.

Workflow

LiveReload: Extensão que evita a necessidade de ficar dando F5 para visualizar as alterações na página. Ajuda, principalmente, a economizar tempo na troca de janelas.

Performance

PageSpeed: Verifica cada aspecto do seu site e avalia se ele está de acordo com as diretrizes de desempenho e SEO do Google.

YSlow: Famosa ferramenta do Yahoo! que verifica a performance do seu site.

Speed Tracer: Analisa e gera relatórios sobre a velocidade de execução dos seus JavaScripts e seletores CSS, entre outros detalhes.

Outros

Firebug e WebDeveloper poderiam se encaixar em várias das categorias acima, mas estão em “Outros” porque ajudam em todo o processo de desenvolvimento através de ferramentas de debug e otimização.

Conhece alguma outra extensão importante que ficou de fora? Aproveite os comentários abaixo e complemente nossa lista!


Tags: , , , ,

Faça um social!

4 comments

  1. Adionaria duas extensões:

    JSBeautify for Google Chrome
    AngularJS Batarang

  2. Outra extensão muito boa é o Simple REST Client. É uma mão na roda para testar requisições em APIs REST

    Para quem precisa testar comportamentos que devem ser específicos para um Sistema operacional, tem o User-Agent Switcher.

  3. muito interessante concordo com varios aspectos.

  4. Excelente blog.. Me indicaram e gostei! Parabéns aos desenvolvedores.

Leave a comment