Conheça a Informant          RSS
19
May 14

O que são user personas?

Um dos fatores mais importantes para o projeto –e desenvolvimento- de um software bem sucedido é o entendimento do seu usuário. Sem uma compreensão correta de quem são as pessoas que vão interagir com ele, suas dificuldades e necessidades, é praticamente impossível desenhar soluções para elas. Hoje vamos mostrar uma ferramenta que é incrivelmente útil para isto, as user personas. Veja só!

Personagens fictícios e reais ao mesmo tempo

Uma persona é a representação de um grupo de pessoas condensada em um personagem, com nome, rosto e história. Ela é uma maneira de humanizar os dados demográficos que a pesquisa de usuário trazem.

Quando fazemos (ou analisamos) pesquisas sobre usuários, encontramos informações sobre sua idade, classe social, formação e determinados hábitos, de acordo com o foco daquele levantamento específico. Já estabelecemos que o bom entendimento destes dados é fundamental no desenvolvimento, certo?

O problema é que é muito difícil para as pessoas decodificar os números, percentuais e percentuais levantados pelas pesquisas em informação realmente relevante para o produto que está sendo desenvolvido. Nós, como seres humanos, simplesmente não somos feitos para isto. É aí que a user persona mostra o seu enorme valor!

Humanizar a relação é o segredo para o bom entendimento

A criação da persona dá a estes números um nome, uma cara e uma história. Os dados apresentados são os mesmos, mas uma vez transformados em personagem, fica muito mais fácil entender e extrair informação útil deles.

Com o uso de personas, uma sequência de dados como: “Sexo masculino; superior completo; 20-30 anos; área de saúde; (…)” é transformada em uma verdadeira narrativa. Por exemplo: “João, 25 anos, médico. Tem o objetivo de se tornar cirurgião. É solteiro, tem pouco tempo para se dedicar ao lazer e estudos, devido à rotina pesada no hospital”.

Conseguem perceber como é muito mais fácil lidar com esta pessoa fictícia do que com os dados puros? Entretanto, para que a técnica traga bons resultados, é importante notar que…

Personas não são um exercício de imaginação!

Durante a criação das personas é fundamental se ater aos dados. A sua elaboração é muito mais uma atividade de análise e entendimento do que uma de criação. É uma grande tentação para o desenvolvedor imaginar o seu usuário final e incorporar esta percepção na persona que orientará a criação. Este é um erro terrível.

Por trás da escolha de um nome, rosto e história para a persona, a atividade principal relacionada à sua elaboração ainda é a pesquisa do usuário. Observar o seu comportamento, realizar entrevistas e testes continua sendo a melhor maneira de obter os dados que vão ser usados para orientar o desenvolvimento do seu software. Mas certamente a comunicação e uso destes dados através de um personagem, em vez de tabelas e gráficos, facilitará muito as conversas e aprendizados no time.

Você tem experiências com a utilização de user personas? Como foram os seus resultados? Não se esqueça de comentar! Para saber mais sobre esta, e outras ferramentas úteis no desenvolvimento de software, é só ficar ligado no blog da Informant!


Tags: , , ,

Faça um social!

One comment

  1. E qual é a ferramenta?

Leave a comment