Conheça a Informant          RSS
10
Dec 13

5 maneiras de descobrir se a fábrica de software está te passando para trás

softwareDelegar um projeto a um fornecedor externo é uma estratégia que envolve alguns riscos. Quando um prestador de serviços não executa aquilo que era esperado, os negócios e as operações de sua empresa podem ser prejudicados.

Essa afirmação é verdadeira também no desenvolvimento de softwares, em que não é rara a ocorrência de problemas entre as partes. Por não conhecerem o processo a fundo, muitos clientes não sabem como agir diante de obstáculos como esses.

Apesar disso, é possível saber se o seu fornecedor está executando o projeto conforme o esperado para receber produtos de qualidade a preços competitivos.

Conheça 5 formas de saber se a fábrica de software está te passando para trás:

Monitore

A melhor forma de acompanhar o andamento de um projeto é conhecer o escopo detalhadamente e monitorar a execução de cada uma das etapas. Por isso, é fundamental que o escopo do software seja construído de forma clara, evitando expressões ambíguas e duvidosas que possam gerar desacordos entre você e a fábrica.

Uma boa dica é criar uma tabela com todas as entregas a serem realizadas pela fábrica. Liste os itens, descreva-os de forma simples, inclua os prazos combinados, o status de cada ação e faça com que o documento esteja disponível para todos profissionais envolvidos no projeto.

Com a tabela em mãos, faça reuniões com o fornecedor sempre que necessário para verificar como está o andamento das ações e promover o alinhamento.

Atenção aos sinais

Alguns fatos do dia a dia são sinais de que algo pior pode acontecer. Por isso, é importante saber identificar quando a fábrica de softwares está se esquivando de alguma entrega.

Um bom exemplo é o excesso de reuniões e conversas entre os membros da equipe. Isso pode ser um sinal de que os desenvolvedores não estão fazendo o trabalho mais importante, por estarem preocupados com o alinhamento e a definição de questões básicas. Nunca deixe que as falhas passem despercebidas. Tente entender o que aconteceu e resolver a questão o quanto antes, evitando que pequenos problemas sirvam como justificativas para entregas inadequadas mais adiante.

Lembre-se que isso não significa ser rude ou repreender seu parceiro, mas sim discutir os obstáculos de forma profissional, reforçando as expectativas da empresa.

Peça ajuda

Caso a sua equipe conte com um profissional de TI, faça questão de mantê-lo sempre por perto durante o projeto. Agindo assim, você terá um ponto de apoio sempre que um problema não puder ser solucionado com seu conhecimento e experiência.

Mesmo que sua empresa não tenha um profissional experiente no desenvolvimento de softwares, se aproxime daqueles com maiores aptidões para tecnologia da informação e gerenciamento de projetos, pois eles também poderão enriquecer as discussões.

Teste

Uma boa maneira de garantir que a fábrica está te entregando o software que você contratou é testar. Acesse todas as funcionalidades do sistema e verifique se elas atendem aos requisitos. Delegue os testes a funcionários das áreas que irão se beneficiar com o programa para que elas possam validar as entregas em conjunto.

Apesar de muitas das discussões sobre o desenvolvimento de software envolverem questões técnicas incompreensíveis para os leigos, ninguém melhor que o usuário para saber se o sistema funciona conforme acordado entre as partes.

Comunique-se

Para entender melhor se a fábrica está fazendo aquilo que se espera dela, mantenha sempre uma boa comunicação com os desenvolvedores. O diálogo deve ser sempre amigável e aberto para que qualquer questão que afete as entregas possa vir à tona o quanto antes.

Somente assim será possível verificar se o fornecedor é proativo para solucionar questões pendentes e propor melhorias. Além disso, você saberá se a fábrica tem interesse em entender seu negócio e suas necessidades, em vez de apenas executar aquilo que foi pedido.

Claro que ter estes cuidados não exclui a necessidade de escolher um parceiro qualificado e com boas referências no mercado! Na hora de decidir, não leve em consideração apenas o melhor orçamento.

Já teve algum problema com um fornecedor “enrolado”? Como você lidou com a situação? Comente!


Tags: , , , ,

Faça um social!

Leave a comment